NoticiasPC

Quais são os melhores computadores em 2023? Confira algumas opções de Desktop


Precisa de um computador novo e ainda não sabe qual comprar? Com tanta variedade no mercado, escolher a melhor opção pode não ser uma tarefa tão simples, afinal, é preciso avaliar os recursos, as tecnologias oferecidas por cada desktop e, claro, os preços.

Um dos pontos principais a se considerar para comprar o melhor computador é o objetivo de uso do aparelho. Para quem utiliza softwares mais sofisticados ou utiliza como PC Gamer, por exemplo, investir em um desktop mais robustos pode ser uma boa pedida para otimizar a execução das tarefas. Já se você precisa de um PC para acessar programas mais simples, um mais comum pode atender perfeitamente às suas necessidades.

Abaixo, ajudamos você a entender como escolher o seu próximo computador e listamos algumas opções que estão em alta no mercado em 2023.
Como escolher o melhor computador?

Como explicamos, o melhor computador varia de acordo com a sua necessidade. Em todo caso, vale observar as características determinantes do aparelho: a memória RAM – responsável pela agilidade de funcionamento do sistema –, o HD ou SSD – local de armazenamento dos arquivos –, a placa de vídeo – responsável por controlar as funções de imagem exibidas na tela – e o processador – responsável pelo desempenho da máquina.

HD ou SSD

Componentes responsáveis pelo armazenamento, o HD (disco rígido) e o SSD (disco sólido) fazem diferença no funcionamento e no preço do computador. O SSD é mais rápido e gasta menos energia que um HD. Por ser menor e funcionar à base de componentes eletrônicos, ele garante mais agilidade ao iniciar o sistema operacional e ao abrir programas e arquivos do que o HD.

Já o HD é uma tecnologia mais antiga e leva mais tempo para funcionar. Apesar disso, ele costuma oferecer maior capacidade de armazenamento, chegando até 18 TB, e também tem um preço mais acessível que o SDD.

Para escolher qual o melhor componente para o seu computador, é só ponderar a sua necessidade: se você prioriza velocidade em armazenamento e melhor desempenho da máquina, o SSD é o indicado. Se o seu objetivo é ter mais capacidade de armazenamento de dados com um preço mais barato, o HD pode ser a opção ideal.

Memória RAM

De modo geral, quanto mais memória RAM (memória de acesso aleatório, em português) o dispositivo tiver, mais rápido os programas serão executados. As memórias de 2 a 4GB são a capacidade padrão de sistemas Windows Vista ou XP e são indicadas para lidar com aplicativos individuais.

Memórias de 4 a 6 GB executam tarefas diárias, como acessar sites, elaborar documentos e enviar e-mails com mais rapidez. Já se você precisa acessar mais softwares e lidar com vários programas abertos ao mesmo tempo, a memória de 6 a 8 GB é ideal para oferecer melhor nível.

E se você é gamers, desenvolvedor ou utiliza ferramentas complexas e “pesadas”, investir numa RAM com mais de 8 GB pode ser um bom negócio.

Placa de Vídeo

Todas as imagens que você visualiza no computador são processadas por um componente antes de chegar à tela: a placa de vídeo. É ela que influencia na resolução das imagens e, por isso, quanto mais unidades de processamento gráfico e mais memória tiver, maior é a sua capacidade.

Se você pretende comprar um PC para atividades mais leves, uma placa de vídeo mais básica é suficiente. Porém, se você pretende mexer com gráficos mais sofisticados e rodar gamers com alta qualidade, por exemplo, pode optar por uma placa com hardware mais potente. Os preços vão variar de acordo com o “poder” da placa.

Processador

O processador é o “cérebro” do seu computador, e a execução de todas as funções da máquina vão depender diretamente da qualidade desse item. Para escolher o melhor processador, mais uma vez, vale entender o uso desejado, evitando o risco de investir mais dinheiro do que o realmente necessário.

Se o seu foco é trabalhar com edição de imagem e vídeos, rodar jogos, a recomendação é apostar em uma boa placa de vídeo para garantir mais rapidez de processamento das tarefas. Contudo, se o uso é doméstico, um processador dual-core pode ser suficiente.

Ao pesquisar o melhor computador, observe sempre a geração do processador e a quantidade de núcleos – i3, i5, i7, por exemplo. Quanto mais recente for a geração do chip, melhor será o desempenho, ao passo que quanto mais núcleos ele tiver, mais fácil será executar várias tarefas ao mesmo tempo.
7 das melhores opções de computadores

Para quem está buscando as melhores opções de computadores potentes, selecionamos alguns dos que se destacam no mercado. Os modelos abaixo são recomendados, principalmente, para gamers, profissionais de edição de vídeo, imagem, 3D e outros usos que requerem um dispositivo mais poderoso.

iMac Apple M1

Clássico. Essa é uma das melhores palavras para definir os computadores da Apple. Consolidada no mercado, a marca é uma das que mais investe em tecnologia para oferecer aparelhos de última geração, como é o caso do iMac Apple M1.

Um dos principais diferenciais do iMac é o chip próprio da Apple, o M1. Ele é desenvolvido com tecnologia inovadora, capaz de promover extrema potência e eficiência. Outro ponto positivo desse modelo é o design único e sofisticado, além da tela Retina 4.5K de 24 polegadas. Por conta das tecnologias únicas, esse dispositivo costuma ter um preço mais salgado, superando a casa dos R$ 10 mil.

Características:

Processador: Apple M1 com 8 núcleos

Sistema operacional: macOS

Memória: Até 16 GB

Armazenamento: SSD de 256 GB até 1 TB

Apple Mac mini M1

Uma versão bem mais compacta do Mac, o mini M1 é mesmo um minicomputador, mas não deixa nada a desejar. Ele tem apenas 3,6cm de altura, 19,7cm de largura, 19,7cm de espessura e peso de 1,2kg. Contudo, assim como a versão tradicional do Mac, tem o chip M1 que garante processamento de alta eficiência, além de todos os recursos que tornam a Apple uma das líderes do mercado.

Se você busca um dispositivo pequeno, porém não quer abrir mão de alta tecnologia, esse pode ser o melhor computador para comprar em 2023.

Características:

Processador: Apple M1 com 8 núcleos

Sistema operacional: macOS

Memória: 8 GB

Armazenamento: SSD de até 1 TB

PC Gamer G-Fire HTG-500

Para quem está em busca de um PC de ponta com um preço mais acessível, o G-Fire HTG-500 atende aos requisitos. Ele é projetado especialmente para jogos on-line, como Lol (League of Legends), GTA 5 Grand Theft Auto V e Fortnite, e oferece um desempenho responsivo e confiável para aproveitar o melhor dos games.

Características:

Processador: AMD Athlon 3000G 5 núcleos

Sistema operacional: Windows 10

Memória: 8 GB

Armazenamento: SSD de 120GB

Tela: resolução de até 6K

PC Gamer G-Fire HTG-725

Seguindo a linha do anterior, o HTG-725 é um computador desenhado para gamers, mas com recursos ainda mais robustos. De acordo com o fabricante, esse modelo conta com “os gráficos mais rápidos do mundo em um processador para desktop” e oferece alta performance para editar fotos e vídeos e obter jogos em HD.

Características:

Processador: AMD Ryzen 7 16 núcleos

Sistema operacional: Windows 10

Memória: 8 GB

Armazenamento: SSD de 256GB

All in One LG

O All in One da LG é outro que se destaca entre os melhores computadores de 2023. O diferencial desse aparelho é a TV digital integrada, que garante ainda mais versatilidade para o equipamento. Ele acompanha um monitor de 23,8 polegadas com resolução Full HD e um design leve e elegante. Ideal para quem quer uma máquina para jogar ou quem pretende investir em um bom PC para o home office.

Características:

Processador: Intel Core i5-10210U de 10ª geração

Sistema operacional: Windows 11

Memória: 8 GB

Armazenamento: HD de até 1 TB

Dell All in One Inspiron

Mais uma opção com monitor integrado, o modelo da Dell é de alto nível e atende bem de gamers a usuários domésticos. Além da tela, que conta com 23,8 polegadas com resolução Full HD, ele acompanha teclado e mouse sem fio. O processador é o Intel Core i7 1165G7 de 12ª geração, um dos melhores do mercado, e o armazenamento é suficiente para comportar os mais diversos arquivos.

Características:

Processador: Intel Core i7 1165G7 de 12ª geração

Sistema operacional: Windows 11

Memória: 16 GB

Armazenamento: SSD de 512 GB

Computador Desktop Dell XPS i1200-M30D 12ª Geração

Se ter um processador de gerações mais atualizadas for um dos seus critérios para determinar o melhor computador, O Dell XPS é outra opção de 12ª geração. Com essa tecnologia, você tem mais velocidade e potência para as principais tarefas diárias, e ainda tem desempenho no pico graças aos ventiladores de alta rpm, que ajudam na regulagem térmica da máquina.

Características:

Processador: Intel Core i7 12700 de 12ª geração

Sistema operacional: Windows 11

Memória: 16 GB

Armazenamento: SSD de 512 GB

>> Os melhores notebooks de 2023
Melhores computadores custo-benefício

Os computadores listados acima são alguns dos melhores do mercado em 2023, com tecnologia de ponta para dar conta de sistemas mais completos. Mas se você está em busca de um computador que rode bem as principais tarefas do dia a dia e com preço mais atrativo, também não faltam opções. Veja algumas!

Dell Vostro M20

A linha Vostro foi desenvolvida para atender às necessidades do dia a dia. Ele é equipado com os mais recentes processadores da Intel e ainda permite flexibilidade para incrementar o armazenamento e a memória RAM, de acordo com a sua necessidade.

Características:

Processador: Intel Core i3-12100 de 12ª geração

Sistema operacional: Windows 11

Memória: 8 GB

Armazenamento: HD ou SSD de 256 GB

Computador Pc Completo Intel Core I3 8GB HD 500GB Wi-Fi

Quer investir em um computador já completo e, de quebra, com qualidade? Esse modelo com processador Intel Core i3 vem com monitor, teclado, mouse, cpu e caixas de som, uma boa pedida para otimizar o tempo ao comprar o PC ideal – dispensando a necessidade de adquirir cada item separadamente.

O processador não é das gerações mais atuais, contudo, atende bem quem precisa de uma máquina básica para realizar funções simples e não quer desembolsar tanto dinheiro.

Características:

Processador: Intel core i3-2100 2ª geração

Sistema operacional: Windows 10

Memória: 8 GB

Armazenamento: HD de 500 GB

PC Completo Intel Core i5, 16 GB Ram

Preço em conta, agilidade e componentes que prometem eficiência. Esse é o PC completo Intel Core i5, recomendado para empresas ou para usuários individuais. Equipado com SSD, ele oferece mais rapidez para abrir e executar programas, além de conectividade avançada, com entradas USB, entradas de áudio, saída de vídeo e conexão PS2.

Características:

Processador: Intel Core i5

Sistema operacional: Windows 10

Memória: 16 GB

Armazenamento: SSD de 240 GB

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo