A Gartner destaca as tendências tecnológicas que deverão generaliza-se até 2023 e tornar-se uma parte integrante do dia-a-dia dos indivíduos.

Alguns conceitos já começam a ser falados e testados, enquanto outros ainda parecem uma realidade distante.

Reconhecimento de voz

A empresa prevê que esta tecnologia seja adotada pela generalidade dos consumidores até 2020, sendo bastante influente na forma como os mesmos interagem com as aplicações sem a necessidade de tocar num teclado.

Chatbots e assistentes pessoais virtuais

As aplicações desta tecnologia têm vindo a aumentar, devido à dupla-adoção por parte das empresas e dos consumidores finais. Cerca de 4% das empresas já implementou esta tecnologia, e 38% planeia fazê-lo ou está a testá-la. Relativamente aos consumidores, o uso de smartphones e os sistemas altifalantes como a Alexa e o Google Home, são uma realidade cada vez mais mundana.

Citizen data scientists

Indivíduos cujas funções são fora da área da estatística e análise, mas que são capazes de realizar tarefas analíticas simples e moderadamente sofisticadas que anteriormente requeriam um conhecimento técnico avançando, mas graças à analítica aumentada e analítica pessoal estão à sua mercê.

Prevê-se que até 2020, cerca de 40% das tarefas de data science serão automatizadas, o que irá representar um aumento de produtividade e do número de participantes desta área. Claro que isto não significa que os data scientists profissionais serão substituídos, mas sim que se irá criar uma categoria complementar.

Plataformas de aprendizagem adaptativa

Retratam plataformas educativas que adaptam o conteúdo formativo que é apresentado ao utilizador, de acordo com as suas preferências e resultados em tempo real. Esta tecnologia irá ajudar os formadores a compreender as necessidades individuais de cada aluno e adotar o melhor método de ensino. Os estudos apontam para que nos próximos 5 anos deverão estar implementadas, apesar das dificuldades inerentes.

Estas são algumas das tendências às quais as empresas e consumidores devem estar atentos nos próximos 5 anos. Os seus impactos já se começam a sentir, e nesse sentido, é necessário ser célere na sua avaliação e adoção.

By game

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *