Zurich é a seguradora da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo 

Bandeira com as cores do arco-íris esticada no meio da multidão durante a Parada do Orgulho LGBT+ de SP em 2023

A Zurich é a seguradora oficial da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia é a fornecedora do seguro de responsabilidade civil que tem cobertura de danos a terceiros para toda a programação da Parada.

Ou seja, não só da Parada LGBT+, que ocorre no domingo (2), mas também de outros eventos que fazem parte da programação, como a Feira Cultural da Diversidade LGBTI+, que aconteceu no Memorial da América Latina na quinta (30); da Corrida do Orgulho, no Parque Villa Lobos, que acontece no sábado (1º); e do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, que acontecerá no MASP, em dezembro.

A apólice de Responsabilidade Civil pode ser acionada quando o segurado (no caso, a organização) é responsabilizado pelo acidente ocorrido com o terceiro, ou seja, se acontece um acidente com alguém que esteja participando da parada. “Um exemplo de situação coberta é um acidente que cause danos ao público, como a queda de uma estrutura montada para o evento. Nesse caso, a apólice de RC cobre os prejuízos sofridos por esses terceiros (despesas médicas e hospitalares, por exemplo), respeitando os valores contratados na apólice [contrato de seguro]”, exemplifica Camila Santos, superintendente de Subscrição da Zurich.

Contudo, nem todas as situações que possam ocorrer durante o evento estão cobertas nesse tipo de apólice. São exemplos:

  • Evento climático que gere dano aos participantes, como queda de raio;
  • Roubos e furtos.

Camila explica que são vários os riscos que um evento de grande proporção como esse envolve, considerando ações humanas, instalações, riscos da natureza e outros. Ela ressalta alguns cuidados que as pessoas podem ter, visando proteger a si mesmas e aos seus bens durante o evento:

  • Usar roupas e acessórios adequados para evento ao ar livre e protetor solar, mesmo se estiver frio;
  • Levar água e não deixar a hidratação de lado;
  • Evitar consumir alimentos ou bebidas que não estejam em suas embalagens originais e lacrados; 
  • Ficar atento aos arredores para evitar acidentes;
  • Estar preparado para mudanças rápidas nas condições climáticas, como sol e chuvas fortes;
  • Não levar bolsas, carteiras ou optar por aquelas que fiquem junto ao corpo;
  • Também é mais seguro levar apenas dinheiro em espécie ou cartão de débito/crédito, e evitar pagamentos que envolvam o celular (por exemplo, Pix);
  • Manter o celular sempre protegido e guardá-lo em local não visível a outras pessoas. Se planejar usá-lo durante o evento, garantir que conte com todas as proteções de privacidade, especialmente para as contas bancárias;
  • Em caso de necessidade de auxílio, procurar por funcionários credenciados pelo evento ou agentes de segurança pública.

Evento de grandes proporções

Neste ano, o tema da parada é “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+”. No dia 2 de junho, o evento terá 16 trios elétricos com shows de artistas como Filipe Catto, Minhoqueens, Glória Groove e Pabllo Vittar.

Segundo a organização, a primeira edição ocorreu em 1997 com cerca de 2 mil participantes e, desde então, o evento já conquistou um público de 4 milhões de pessoas, entrando para o Guinness Book como o maior do mundo. Em 2023, foi divulgado o número de 3 milhões de pessoas presentes.

De acordo com a SPTuris, a parada representa um grande atrativo de turistas para a cidade de São Paulo. Pesquisa de público realizada na edição de 2023 pelo Observatório de Turismo e Eventos, vinculado à SPTuris, com 1,2 mil participantes identificou que 41,9% dos entrevistados não eram da capital paulista, sendo 0,7% a proporção de turistas internacionais.

O gasto médio por pessoa no evento foi de R$ 130,45 e o gasto médio do turista durante estadia na cidade (média de 3 pernoites) foi de R$ 1.106,00. Com outras atividades além da Parada foram gastos 23% com gastronomia; 21% com vida noturna/bares; 17,5% com compras; 12% com teatro/cinema/show. Ainda em 2023, durante o feriado em que o evento foi realizado, a estimativa média geral de ocupação nos hotéis foi de 71,8%.

The post Zurich é a seguradora da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo  appeared first on InfoMoney.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *