Nova geração: investir em um novo console ou em um PC gamer?

Pergunta: devo investir em um console ou PC gamer? Quando pensamos nas tecnologias de nova geração, a decisão pode ser mais difícil do que parece.

Nessa publicação, listamos as principais vantagens e desvantagens do PC e consoles para te ajudar nessa escolha. Continue a leitura conosco e tome a sua decisão!
Devo comprar um PC gamer?

Começando pelo computador de mesa, existem configurações de máquina para todas as necessidades – altamente personalizáveis. Além do mais, é muito mais fácil fazer a troca dessas peças se comparado às do console.

A grande questão é o orçamento e quanto você pode investir. Quanto mais alto o seu limite, mais possibilidades de componentes aparecem no horizonte e mais performance você pode receber.

Também é preciso lembrar que jogos ganham gráficos melhores, mundos abertos e outros recursos que vão exigir poder do seu hardware. Se você quer uma experiência em resolução 4K com muitos quadros por segundo em um game AAA, sua placa de vídeo e processador terão que entregar uma alta performance – e isso custa dinheiro!

A grande vantagem do PC é que ele oferece um mundo incrivelmente amplo de possiblidades. Existem diversas lojas online para comprar seus jogos, e é muito mais comum aparecerem grandes promoções ou até jogos grátis nessa plataforma.

Vários recursos avançados dentro de games também são mais eficientes em computadores. Por fim, se você depende do computador para trabalho ou projetos pessoais, com certeza uma boa máquina fará diferença nesses momentos.

Devo comprar um console?

Já os consoles são projetados especificamente para jogar. De forma geral, eles são mais simples e intuitivos de usar, sem contar que normalmente não precisam de atualizações complexas. Afinal, a instalação e manutenção são pontos positivos.

Outro destaque é que eles geralmente têm um preço bem abaixo dos PCs gamer topo de linha. O PlayStation 5 e Xbox Series X, por exemplo, estão atualmente na faixa dos R$5.000 com suporte a 4K e 120 quadros – esse dinheiro investido em um PC ofereceria uma máquina que, rapidamente, seria classificada como intermediária.

Tratando-se de experiência de jogo, os consoles dão a possibilidade de ter um momento mais confortável no sofá. Dessa forma, é comum serem escolhidos para uma noite de jogatina presencial com os amigos em casa.

A grande “desvantagem” é que os consoles não possuem tantos recursos quanto computadores. Customizações de resolução, taxas de atualização e “mods” também são mais limitadas nessas plataformas.

Um PC gamer ou um console se destacam dependendo da sua situação. O computador ganha a maior vantagem se você irá usá-lo não apenas para jogar, oferecendo mais opções de configurações avançadas – caso esteja precisando de um upgrade na sua estação de trabalho ou de edição, investir em um PC aproveitando as ofertas de Black Friday é uma boa ideia.

Além disso, os valores de jogos costumam ser mais baixos no PC, sem contar grandes promoções ou até jogos de graça que são disponibilizados nas lojas como Steam, Epic Games e outras.

Olhando para o outro lado, se você quer comprar um equipamento apenas para jogar, sem pensar em outras necessidades, os consoles acabam se destacando principalmente pelo custo-benefício e conveniência. Nessa nova geração, por exemplo, temos o Xbox Series S, que entrega um bom desempenho por um valor bastante interessante.

Outro ponto é que é muito mais fácil você ter ideia de qual jogo roda em sua plataforma sem precisar de muitas mudanças de configuração. Além do mais, por um valor a mais – que não é tão astronômico – você pode assinar serviços de streaming de jogos que oferecem bibliotecas com várias opções por uma taxa mensal.

Mas e você, nessa Black Friday, o que você escolheria? Continue de olho aqui no TecMundo para receber atualizações sobre Black Friday, tecnologia, ciência, entretenimento e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *