Guru é 1ª corretora de seguros do país a ganhar aval como Spoc no Open Insurance

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) deu mais um passo na implementação do Open Insurance — ecossistema de compartilhamento de dados de clientes entre as seguradoras, que integrará o Open Finance. A autarquia publicou, na quarta-feira (13), no Diário Oficial da União, o credenciamento da CA2C Corretora de Seguros como Spoc (Sociedade Processadora de Ordem do Cliente) no âmbito do Open Insurance.

A empresa, que já era registrada na Susep como corretora de seguros, é a primeira a ter o credenciamento efetuado junto à autarquia para atuar como Spoc. Com o nome de Guru Spoc, a empresa funcionará como provedora de utilidades para os intermediários de seguro (os corretores) e seus clientes, operando no modelo de negócio B2B2C.

“Estamos desenvolvendo uma plataforma one-stop-shop de intermediação em tempo real, para adicionar corretores e disponibilizar às pessoas carteira digital de seguros, agregador e comparador de apólices, planos de previdência privada e capitalização”, explica Cassio Amaral, um dos fundadores da empresa.

Para ele, os corretores terão um leque muito maior de oportunidades a partir dos dados compartilhados. Além disso, as seguradoras poderão usar o espaço como uma grande vitrine e customizar seus produtos ou até criar novas soluções. “E o consumidor, que estará no centro desse negócio, terá uma visão muito mais ampla das possibilidades e à disposição um mercado muito mais competitivo, com preços atrativos e soluções personalizadas”, destaca Amaral.

A meta da Guru Spoc é reunir um portfólio com soluções das principais seguradoras do país e estabelecer uma base de 25 mil corretores em até 5 anos, quando a companhia estima atingir receita superior a R$ 200 milhões. A empresa também firmou parceria com B3 (Bolsa do Brasil), como fornecedora de infraestrutura tecnológica.

O que são as Spocs?

As Spocs são empresas credenciadas pela Susep para realizar atividades de processamento de pedidos dos clientes, dentre outros serviços, e devem entrar em completo funcionamento com a conclusão da Fase 3 do Open Insurance, também conhecida como “Efetivação de Serviços”, com obrigatoriedade prevista para maio deste ano.

Na prática, a Spoc funcionará como um agregador ou comparador de diferentes serviços para o consumidor no ambiente digital do Open Insurance. Será por meio dela, por exemplo, que o cliente poderá fazer uma comunicação de sinistro (evento coberto que motiva o uso do seguro) ou contratação e portabilidade de apólice (contrato de seguro).

As Spocs têm ainda potencial para gerar expansão e ganho de eficiência do mercado, na medida em que agregam dados que poderão ser usados no desenvolvimento de novos produtos, além de acrescentarem conveniência e valor à experiência do consumidor de seguros.

Baseado no emprego intensivo de tecnologia, inovação e no conhecimento circunstanciado — e consentido — dos dados do consumidor, as Spocs podem buscar produtos mais adequados à sua realidade, a partir do conhecimento de seus dados históricos, resultando em oportunidades mais vantajosas de contratação.

Linha do tempo

A criação da Spoc foi anunciada em outubro de 2022 e seu principal objetivo foi ampliar o escopo de participantes do Open Insurance, incluindo justamente os corretores de seguros. Principal canal de venda de seguros no Brasil, os corretores não estavam incluídos nas primeiras normas do Open Insurance, o que gerou reclamações no mercado e em entidades representativas.

O Open Insurance, ou sistema de seguros aberto, é um mecanismo que criará a possibilidade de os consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, de forma segura, ágil, precisa e conveniente.

Para entregar esses benefícios ao consumidor, o Opin operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança. Dessa forma, os dados podem ser utilizados para desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades atuais e futuras dos consumidores de seguros, previdência e capitalização, além de integrar com o sistema financeiro aberto, o Open Finance.

The post Guru é 1ª corretora de seguros do país a ganhar aval como Spoc no Open Insurance appeared first on InfoMoney.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *